Então, como disse no último post, decidi fazer aqui uma pequena explicação sobre os sapatos oxford e brogues. Por quê? Porque os oxfords estão ficando em alta nesse verão, e foi só quando eu comprei o meu que descobri sobre as diferenças entre estes dois tipos de calçado.
Pra começar, falemos sobre o que é broguing. É a denominação de um tipo de decoração específica, criada se fazendo pequenos furos que formam padrões ao longo das costuras, na biqueira ou no calcanhar.
E o que são os brogues? São sapatos feitos em couro mais pesado, originários da Escócia e da Irlanda, com encadarçamento aberto e normamentel feito em tons naturais, sendo que eram feitos para uso no campo.
Os Full brogues, seriam aqueles com a biqueira em forma de W , e os Half-brogues seriam aqueles com a biqueira de corte arredondado, apesar de que hoje isso se refere mais à quantidade de decoração feita no sapato, também nos modelos de encadarçamento fechado, como os Oxfords.
Estes por sua vez, também originários na Escócia e na Irlanda (e às vezes também chamados Balmorals), podem ou não ter a decoração em broguing, e seu nível de formalidade pode depender do tipo do couro usado, e dos detalhes, como sem biqueira (mais formal) ou com (menos formal). Assim, variam desde sapatos de uso formal até de uso diário.
Ghillie brogues tradicionais
Brogues com encadarçamento fechado
Oxfords
0 comentários:
Postar um comentário