terça-feira, 5 de julho de 2011

Don't sell out, bow out

Como estava um pouco doentinha, aproveitei que estávamos em junho pra escrever sobre a nossa festa junina na versão em inglês do blog....Bom, acredito que todos aqui no Brasil sabem o que é, ou no mínimo ouviram falar da nossa festa junina, então não farei o post completo como escrevi em inglês, porque né...

Então o que farei aqui é escrever um pouco sobre a origem dela, que é algo que talvez nem todos conheçam.

Hoje acredito que a maioria das pessoas celebrem as festas juninas desvinculadas da sua tradição religiosa, que data de muito tempo e tem duas origens: a celebração de São João, da Igreja Católica, e a celebração do solstício de verão das denominadas culturas pagãs na Europa. Como ocorreu com uma série de datas, a Igreja assimilou os costumes e as festas destes períodos à sua própria data, devido à dificuldade de extingui-las (como exemplo, as fogueiras, que existem até hoje como costume da data).

Como também ocorria nas festividades do solstício, a data celebra a união marital, sendo que as quadrilhas ainda hoje mantém o "casamento", com dois integrantes vestidos como noivo e noiva. Também pudemos ver em Curitiba a fila imensa de pessoas que esperavam encontrar um dos tão cobiçados "santinhos" de Santo Antônio (conhecido como o protetor das causas perdidas e, por isso, mulheres com dificuldades em arrumar um marido passaram a rezar para ele) em suas fatias de bolo. Foram feitas 35 mil fatias, com 8 mil santinhos espalhados aleatoriamente pelo bolo.

E inclusive, temos uma cidade no Livro dos Records, Caruaru, por ter feito a maior festa junina ao ar livre.

E bom, vocês não precisam de fotos pra saber como é uma festa junina, mas como dei umas risadas de presente pra versão em inglês, deixarei pra vocês aqui também.


Essa sou eu, toda feliz nas minhas roupas de festa junina, com só Deus sabe quantos anos :D 

Espero que gostem do post, até mais :)

0 comentários:

Postar um comentário